Vapes são dispositivos eletrônicos usados para inalar vapor de óleo ou líquido aromatizado.
Esses dispositivos funcionam ao aquecer o líquido a uma temperatura específica, o que o transforma em vapor e este vapor é então inalado.
Eles também são chamados de cigarro eletrônico e há várias polêmicas envolvendo este produto na comunidade científica, apesar disso as vendas são cada vez maiores, não apenas no Brasil, mas também em outros países do mundo.
Quais são os modelos de vapes que existem?
Os vapes podem vir em uma grande variedade de formas, tamanhos e tipos, mas todos eles funcionam de maneira semelhante.
Os principais tipos de vapes são os seguintes:
1. Cigarro eletrônico (E-Cig)
Estes dispositivos são os mais simples e mais comuns na maioria das lojas. É composto por uma bateria, um atomizador e um cartucho de líquido. O usuário precisa recarregar a bateria e alterar o cartucho periodicamente.
2. Vape Pen
Estes dispositivos são um passo acima dos cigarros eletrônicos. São mais sofisticados e têm maior capacidade de vaporização. Podem ser usados para vaporizar líquidos ou concentrados.
3. Mods
Estes dispositivos são projetados para usuários mais avançados. São mais complexos e têm mais recursos, como controles de temperatura e botões programáveis. Alguns modelos também possuem um tanque para líquidos.
4. Vapes portáteis
Estes vapes são pequenos e fáceis de transportar. Alguns modelos possuem um tanque para líquidos embutido, enquanto outros usam cartuchos para usuários que não gostam de recarregar a bateria frequentemente.
Vapes fazem bem para saúde?
Vapes são recomendados apenas para maiores de 18 anos. Estudos sugerem que o uso de vapes pode oferecer alguns benefícios à saúde, como a redução na exposição às substâncias tóxicas presentes nos cigarros convencionais.
No entanto, os riscos para a saúde ainda não estão totalmente compreendidos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas evitem usar vapes até que mais informações sobre os riscos e benefícios sejam conhecidas.
Muitas pessoas compram cigarros eletrônicos com o objetivo de deixar de fumar, pois esses dispositivos trazem substâncias menos tóxicas que os cigarros convencionais.
No entanto, a OMS alerta que existem alguns riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos.
Estes incluem uma possível exposição ao dióxido de nitrogênio e outros compostos tóxicos, bem como a possibilidade de que as crianças e adolescentes possam inalar as propriedades nocivas da nicotina.
A nicotina é o principal componente dos cigarros eletrônicos. É uma substância química presente nos cigarros convencionais, mas em quantidades muito menores nos vapes.
Assim, quem compra PODs ou produtos como kit sky solo plus, procuram reduzir o consumo de nicotina aos poucos, até se livrarem de vez do vício.
Assim, podemos dizer que o cigarro eletrônico pode ser um aliado para quem quer abandonar o cigarro convencional, talvez seja este o motivo que faça com que este produto esteja cada vez mais popular no país.
E no mercado você encontrará diferentes produtos e modelos, onde cada um terá um tipo de líquido, uma forma de uso, entre outras particularidades que só uma loja especializada poderá te ajudar a entender as diferenças.