Produções recentes, clássicos com bom envelhecimento e grandes produções de um determinado gênero são facilmente encontradas. Diferentes filmes de guerra têm maneiras únicas de retratar a guerra. Alguns dos melhores filmes já feitos usam esse gênero.
Apocalypse Now
O filme de 1979 de Francis Ford Coppola, estrelado por Marlon Brando, é considerado um dos filmes mais visionários e audaciosos da história. A Guerra do Vietnã é retratada neste filme, que foi indicado ao Oscar em 1980.
O capitão Willard procura um ex-comandante das forças especiais que se acredita ter enlouquecido enquanto se escondia nas selvas do Camboja. Sua missão de encontrar Kurtz torna-se cada vez mais perigosa e surreal à medida que Willard se aventura cada vez mais fundo no coração das trevas.
Lawrence da Arábia
O filme de 1962 de David Lean ganhou o prêmio de Melhor Filme no Oscar de 1963. Ele também ganhou seis Oscars adicionais, incluindo um de Melhor Diretor. O filme tem quase quatro horas de duração e apresenta excelente cinematografia, atuações estelares e um belo enredo.
O oficial militar britânico TE Lawrence se rebela contra as ordens para encontrar o príncipe Faisal e atuar como uma ligação entre árabes e ingleses. Seu conhecimento dos beduínos o levou a ser enviado para a Arábia; seu trabalho era criar uma resistência contra os turcos e ajudar a coordenar os ataques inter-árabes. Depois de cruzar o deserto com sucesso, Lawrence planejou atacar um porto turco protegido.
Guerra ao Terror
A Guerra do Iraque foi o tema do filme vencedor de Melhor Filme em 2010, “Guerra ao Terror”. Este filme dirigido por Kathryn Bigelow despertou um interesse público significativo na guerra e levou a muitas discussões sobre o assunto.
Matt Thompson é morto quando um artefato no qual ele estava trabalhando se autodestrói acidentalmente. Um esquadrão antibomba do Exército dos EUA liderado por JT Sanborn, Brian Geraghty e a missão estão em uma missão no Iraque para destruir explosivos para que possam ser detonados sem prejudicar ninguém. No entanto, um erro faz com que o artefato se autodestrua, matando Thompson. O sargento William James toma o lugar do sargento James depois que ele sofre de pressão baixa. Sanborn, no entanto, não parece se importar, pois sabe que cada dia de trabalho é mais um dia de vida para eles viverem.
Dr. Fantástico
Em 1964, Stanley Kubrick lançou o melhor filme do período da Guerra Fria. Foi intitulado Dr.Fantastico. Em contraste, Dr. Fantástico foi lançado em 1964. O filme de 1965 sobre a Guerra Fria sátira “Fantástico”, que ainda é muito engraçado e contundente décadas depois. O filme foi indicado a quatro Oscars em 1965; ganhou uma indicação de Melhor Filme, mas perdeu as outras três.
Um militar maluco acredita que os comunistas planejam dominar o mundo. Por causa disso, ele ordenou um ataque a bomba na Rússia. Isso desencadeou uma cadeia de eventos que levou à eclosão de uma guerra nuclear entre a Rússia e os Estados Unidos. Ao mesmo tempo, o presidente e seus conselheiros do Pentágono trabalharam freneticamente para impedir esse resultado horrível.
O Exército das Sombras
O clássico filme de Jean-Pierre Melville de 1969, “O Exército das Sombras”, aborda os esforços de resistência nos bastidores durante a Segunda Guerra Mundial. O filme recebeu recentemente uma reedição de luxo, tornando-se um dos títulos mais populares de todos os tempos.
Philippe Gerbier é um engenheiro de obras públicas francês que pertence a uma rede de resistência gaullista. Em outubro de 1942, ele foi preso em um campo de resistência e transferido para o quartel-general da Gestapo em Paris. No entanto, Gerbier escapou da sede.
Sem Novidade no Front
O nome é bem conhecido por um bom motivo. Sem Novidade no Front é um filme clássico de 1930 dirigido por Lewis Milestone que adapta um romance alemão de Erich Maria Remarque. A versão de 1930 do Oscar de Melhor Filme é a terceira na fila quando se trata de apresentações de prêmios. Anteriormente, a Netflix lançou outra adaptação do livro com o mesmo título e “Nothing New On The Front”.
Durante a Primeira Guerra Mundial, estudantes universitários alemães foram levados a se alistar no exército por seu professor superconfiante. Depois de testemunhar ferimentos e mortes em primeira mão, muitos desses estudantes perderam a esperança e começaram a ver a guerra como uma experiência horrível.
Dunkirk
O último filme de Christopher Nolan é Dunkirk, lançado em 2017. O filme é baseado em um evento real ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial na França. Recebeu oito indicações ao Oscar em 2018 e ganhou três prêmios técnicos.
As praias de Dunquerque foram cercadas pela Alemanha no solo e no ar durante a Segunda Guerra Mundial. As tropas francesas e britânicas mantiveram a guerra aérea e terrestre para cobrir a evacuação das tropas aliadas da praia.
A Batalha de Argel
Em 1966, a Itália lançou A Batalha de Argel, um filme sobre a batalha de um país contra um exército colonizador. Foi indicado a três Oscars, incluindo Melhor Filme Estrangeiro na categoria Melhor Filme Internacional da época. O filme é considerado extremamente realista, e muitas pessoas o consideram um documentário devido à sua semelhança com a realidade.
A luta do governo francês contra os rebeldes argelinos, bem como o uso crescente de medidas brutais para reprimir o movimento, logo levou à declaração de independência da Argélia em 1962.
A Grande Ilusão
Em 1937, o filme francês de Jean Renoir, The Grand Illusion, foi lançado. É um dos filmes mais antigos desta lista e é considerado uma obra-prima contra a guerra. O filme recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme em 1939.
Dois soldados franceses, chamados Labaume e Tounieu, são capturados por soldados alemães. Eles fazem amizade com um colega soldado chamado Rosenthal e tentam escapar várias vezes. No entanto, eles acabam sendo separados de Rosenthal e enviados para uma fortaleza.
Casablanca
O vencedor do Oscar de Melhor Filme de 1944 foi “Casablanca”, um romance centrado na Segunda Guerra Mundial e nas fantásticas atuações de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Michael Curtiz dirigiu o filme, que é considerado um dos filmes mais icônicos de todos os tempos.
Um expatriado americano encontra refúgio na cidade marroquina de Casablanca. Ele então abre uma boate e se reconecta com uma antiga paixão que é casada e precisa de ajuda para escapar dos alemães.
Essa foi a lista dos melhores filmes de Guerra disponibilizados em diferentes plataformas streaming. Mas, um ótimo filme que remete a uma guerra espiritual é o filme quarto de guerra Netflix.