SEO não se limita à criação de conteúdo online, mas as melhores práticas delineadas abaixo ajudarão a posicionar o website e o conteúdo dentro dele para uma posição mais elevada em vários motores de pesquisa, sendo um dos mais importantes entre eles o Google. Se tudo isto for complicado demais para si talvez o melhor seja contratar um consultor SEO profissional para o ajudar a melhorar o SEO dos seus artigos.
1. Preste atenção às palavras-chave
Pode preparar uma folha de cálculo de palavras-chave dentro da sua linha de especialização que inclua as palavras-chave e frases-chave de topo que as pessoas procuram. Tem de compreender os seus leitores-alvo e as palavras e frases que estão à procura. Para saber isso, pode fazer a si próprio algumas perguntas como, por exemplo:
- Quais são os seus interesses?
- Como é que resolvo os seus problemas?
- Quais são os seus idiomas preferidos, os dispositivos que utilizam, etc…?
- Quem são os seus concorrentes? (websites semelhantes, escritores semelhantes, etc.)
2. Certifique-se de incluir as palavras-chave no artigo SEO
Lembre-se de incluir as suas palavras-chave no título, na introdução, na meta descrição, na slug, e nas primeiras rúbricas H1 ou H2. O conjunto de palavras-chave importantes é também chamado de keyphrase.
Os motores de pesquisa aprendem o tópico do artigo/página encontrando a frase chave recorrente no mesmo. Por conseguinte, uma boa densidade da frase-chave ajuda com o SEO. Isto significa que deve incluir naturalmente a sua frase-chave na sua escrita. A densidade sugerida para a frase-chave está entre 0,5% – 3%.
3. Escrever conteúdo de alta qualidade
Enquanto delibera sobre o que vai escrever, faça a si próprio estas perguntas: o que posso oferecer que mais ninguém pode? Que serviço único posso oferecer? Que conhecimentos posso partilhar?
Os tipos de conteúdos que são partilháveis:
- Algo que resolva os problemas do leitor
- Descubra o que está na moda e o que há de novo na sua área profissional, e acrescente alguns dos seus conhecimentos ou opiniões
- Fazer as outras pessoas parecerem bem. Entrevistar alguém que seja considerado um perito e partilhar o conteúdo. É mais provável que essa pessoa partilhe e promova o artigo
4. Tornar o conteúdo suficientemente longo para contar
Os motores de busca preferem artigos mais longos em geral. 600 palavras não são más, mas se conseguir atingir 1000 palavras ou mais, melhor ainda. Com um conteúdo mais longo, dá mais valor aos seus leitores, assim como mantém-nos no website por mais tempo.
5. Título e tamanho ótimo da imagem
Os motores de pesquisa precisam de ‘ler’ uma imagem através do título e classificá-la em conformidade. Certifique-se de incluir a frase-chave no título da imagem. Aumenta a classificação da imagem quando os utilizadores da Internet procuram uma imagem utilizando uma palavra-chave ou frase relacionada.
Um exemplo simples:
- Como as pessoas costumam nomear as imagens: “pic 3”, “Flores 5”, etc.
- Como devem ser os títulos das suas imagens: “cinco pontos para a otimização de motores de pesquisa” ou “as melhores práticas para o SEO em 2020”
6. Preferir ligações de alta qualidade
A quantidade e qualidade dos links (para outros sites) na sua página também fazem parte dos cálculos do algoritmo do motor de pesquisa. Os motores de pesquisa preferem websites mais fiáveis, como BBC.com, em vez de um link de um blogue desconhecido. Um artigo com fontes de confiança seria considerado de muito melhor qualidade.
7. Refine a sua escrita
Leia mais artigos de alta qualidade de sites respeitáveis e treine os seus olhos para um estilo de escrita agradável. Tente usar parágrafos e frases curtos e concisos. Encontre alguém bom a escrever para rever e editar o seu artigo.
8. Seja o seu próprio defensor e promova o seu artigo
A redação e publicação final não deve ser o fim da sua atenção ao seu artigo. Assegure-se de o partilhar com os seus amigos, antigos colegas, e qualquer pessoa que pense estar interessada no mesmo. Coloque-o nos seus meios de comunicação social e tente envolver-se com o seu público.
Por último, mas não menos importante, nem todos são peritos em escrita online, muito menos em SEO. Pode sempre voltar e ver estas dicas fáceis enquanto se prepara para cada um dos seus artigos. Tenha calma e divirta-se a escrever! Se não tem capacidade para lidar com todo o projeto, recomendamos que entre em contacto com uma agencia de SEO como a Local SEO para cuidar de tudo por si.