Pergunte às pessoas qual é o seu telefone favorito de todos os tempos, e é provável que obtenha uma grande variedade de respostas, com algumas a serem escolhidas por muitas pessoas. Hoje em dia, não importa se tem um smartphone antigo ou um iPhone 8 recondicionado, porque todos têm um dispositivo particular de que se lembram. Mas que dispositivos definiram os telemóveis tais como os conhecemos?
A palavra icónica tem sido marcada para vários dispositivos e inovações diferentes, mas existe algum dispositivo em particular que tenha resistido ao teste do tempo para se manter tão icónico como no dia em que foi lançado pela primeira vez? Aqui estão 4 telefones (alguns dos quais provavelmente conhece) que definiram a indústria móvel tal como a conhecemos.
1. Nokia 3310
No que diz respeito aos telemóveis, muito poucos são tão icónicos como o Nokia 3310. Simplificando: ou tinha um, ou conhecia alguém que tivesse um. Na verdade, provavelmente teve um – quase todos tinham o Nokia 3310 ou o seu antecessor, o Nokia 3210. Estes foram os telefones que fizeram da Nokia o rei do telemóvel.
Os aparelhos trouxeram as Capas XpressOn da Nokia e o icónico jogo, Snake (como o conhecemos, com a imagem de uma cobra) e mudaram permanentemente o que considerávamos ser um telemóvel. Construído como um tijolo com uma vida útil de bateria que as pessoas anseiam hoje, o Nokia 3310 foi o primeiro telemóvel a radicalizar toda uma indústria.
2. Motorola RAZR V3
Onde o 3310 fez a Nokia, o RAZR V3 fez a Motorola. Antes do V3, o conceito de um telefone fino era alienígena e mesmo os 3210 e 3310 eram tijolos em comparação com este dispositivo móvel ultra fino revestido a metal.
O design revelou-se tão popular que a Motorola continuou a usá-lo durante anos e não só era ultra-fino, como provou que os flip phones podiam ser “cool”. Forçou os rivais da Motorola a reconsiderar o que poderia ser possível com o design móvel e provocou uma era de fabricantes que tentavam fazer smartphones sensuais.
3. Nokia N95
Há um padrão aqui e por uma boa razão; Nokia, Motorola e RIM (agora conhecidos como BlackBerry) foram os reis indiscutíveis da indústria dos telemóveis. O Nokia N95 começou a definir o que significava ser um smartphone emblemático.
O N95 da Nokia toma o seu lugar nesta lista por uma razão e apenas por uma razão; anunciava uma batalha ferozmente contestada (que ainda hoje se desenrola) sobre câmaras móveis e deu origem a todo um mercado dedicado às câmaras para dispositivos móveis. Adicionando o design fresco, o sistema operativo potente (para o seu tempo) e toneladas de truques puros, o N95 foi outro dispositivo que vendeu nas dezenas de milhões e é icónico para tantas pessoas.
4. Apple iPhone 3G
Sejamos completamente justos – não seria uma lista de telefones icónicos sem o iPhone. No entanto, ao contrário de outras listas, não estamos a falar do iPhone original da Apple aqui.